NOVA RÁDIO CLUBE SERRINHA 24 HORAS NO AR

RADIOS NET:MELHOR PLATAFORMA DE RÁDIOS

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.
DISSE JEOVÁ DEUS: "Meu espírito não terá tolerância com o homem indefinidamente, pois ele é apenas carne.Portanto, seus dias somarão 120 anos."Gênesis 6:1-22

domingo, 21 de julho de 2019

Serrinha é a primeira cidade na Bahia a adotar Sistema de Reconhecimento Facial nas escolas


Com o objetivo de reduzir a evasão escolar e melhorar a eficiência da gestão, a Prefeitura de Serrinha, através da Secretaria Municipal de Educação, está implantando nas escolas o Sistema de Reconhecimento Facial. Nesta primeira fase, 21 unidades de ensino foram beneficiadas mas o equipamento será colocado em todas as escolas municipais.  “O objetivo é reduzir o abandono escolar e controlar a frequência dos alunos”, explica a secretária municipal de Educação, Betânia Pereira.

O primeiro passo foi a implantação do equipamento nas escolas e cadastro dos alunos. No colégio Leobino Cardoso Ribeiro o sistema já está funcionando. À medida que os alunos chegam ao colégio são encaminhados para o equipamento e a presença deles é automaticamente registrada no sistema através de reconhecimento facial. O processo é muito rápido, cerca de três segundos. As informações são compartilhadas e trazem benefícios para vários setores escolares. “As merendeiras recebem uma mensagem com o número exato de alunos que está na escola e a partir daí a merenda é preparada sem desperdício, na quantidade adequada”, afirma a secretária.

Os pais podem também baixar um aplicativo nos seus celulares e acompanharem, de onde estiverem, se o filho está realmente na escola. Caso o aluno não compareça ele recebe, de imediato, um SMS informando a ausência do estudante. Além disso, as notas de provas e trabalhos lançadas no sistema pelos professores, também serão disponibilizadas para acompanhamento dos pais.

“É uma ferramenta completa de gestão escolar que permite o acompanhamento e controle da gestão pedagógica, dos recursos humanos e até do transporte escolar”, diz Antony Half, da Ponto ID Technology, empresa responsável pela implantação do sistema. Se o aluno faltar por mais de 5 dias, o Conselho Tutelar é informado para averiguar o que está acontecendo com o aluno.

Referência.

Toda a implantação está à cargo da Ponto ID Technology, empresa de Goiânia que já instalou esse mesmo sistema nos estados de Pernambuco, Alagoas, Pará, Goiás e Paraná. Serrinha é o primeiro município da Bahia a adotar este modelo de gestão escolar. “Vamos investir, cada vez mais, nas nossas escolas, para melhorar a qualidade do ensino e a infraestrutura oferecida a alunos e professores. Procuramos um modelo de gestão escolar que está sendo adotado no Brasil e nos tornamos pioneiros na Bahia”, afirma o prefeito Adriano Lima.

A iniciativa da Prefeitura de Serrinha chamou, inclusive, a atenção do Governo do Estado. Nesta sexta-feira (19.07), uma equipe da Superintendência de Recursos Logísticos da Secretaria de Administração do Estado esteve no município para conhecer o novo sistema. Pela manhã eles visitaram a escola Leobino Cardoso Ribeiro, acompanhados pela secretária municipal, Betania Pereira.

Eles conversaram com o pessoal da Ponto ID Technology e acompanharam uma demonstração do funcionamento do equipamento. A superintendente Liliane Brito, ficou impressionada com o sistema. “Parece realmente um método eficaz no controle da frequência dos alunos”, afirmou. Ela contou que o governo do estado já estava pesquisando a implantação de sistemas de gestão escolar em outros estados.

“Começamos a fazer uma pesquisa em todo Brasil e descobrimos que tínhamos aqui pertinho”, conta Brito. Segundo ela, está sendo feito um estudo da viabilidade para implantação de um sistema de gestão escolar em todos os demais municípios baianos. “A gente fica feliz de saber que nosso município serve de referência”, afirma Adriano Lima.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Serrinha
ascom@serrinha.ba.gov.br