NOVA RÁDIO CLUBE SERRINHA 24 HORAS NO AR

RADIOS NET:MELHOR PLATAFORMA DE RÁDIOS

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.
DISSE JEOVÁ DEUS: "Eu sou Jeová.Eu costumava aparecer a Abraão, a Isaque e a Jacó como Deus Todo-Poderoso,mas com respeito ao meu nome, Jeová,não me dei a conhecer a eles".Êxodo 6:1-30

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Barrocas comemora Dia da Independência vivendo sua própria história




Mais de mil pessoas se aglomeraram em toda a extensão da Praça São João e nas ruas laterais a Igreja Matriz, para acompanhar de perto a passagem dos treze pelotões formados pelos alunos do ensino fundamental da rede municipal de educação.Nem mesmo a chuva que caiu durante as comemorações inibiu os alunos organizados para o desfile.

Este ano o desfile cívico de Barrocas teve como tema, "Uma década de Independência" e foram mostradas para a comunidade, as mudanças visíveis no município.



Às 09h30, o primeiro pelotão, formado pelos alunos da 7ª série do Colégio Municipal, entrou na Avenida portando as bandeiras. "Elas são o retrato do nosso país, estado e município e nos encorajam a lutar por dias melhores através do exercício da nossa cidadania", falou a professora Maria Rosivânia, uma das organizadoras. Segundo ela, as bandeiras representam a identidade de um povo que luta pelos seus objetivos.





No segundo pelotão, os alunos das comunidades rurais desfilavam com as bandeiras de seus povoados. Estas bandeiras foram construídas no primeiro semestre de 2009, pelo projeto CAT, com a participação direta dos moradores das respectivas comunidades, que tiveram oportunidade de opinar e depois, aprovar sua formação final.

Desfilavam alunos das comunidades de Minação, Barreira, Rosário, Lagoa da Cruz, Nova Brasília, Ouricuri e Santa Rosa, este último passou a bairro recentemente.

Os aspectos históricos, onde mostrou que o presente não se constrói sem passado, foram apresentados pelos alunos do Colégio Municipal. De acordo com os organizadores deste pelotão, não se passa pela vida sem deixar marcas, e inúmeros são os sentimentos que os barroquenses nutrem pelo município, herdados dos antepassados e vivenciados hoje.

Os alunos da Escola de 1º grau Luiza Cecília, situada no Povoado de Minação, mostrou no quarto pelotão, os dez anos de emancipação do município. Um painel exibia fotografias de vários povoados e da sede, bem como a representação dos poderes Executivos e Legislativos.

No quinto pelotão, os alunos da Escola João Francisco Pereira, apresentaram os dados estatísticos do município, tomando como base sua área territorial, população, economia, saúde, educação, cultura, religião e segurança. Para organizar este pelotão, eles pesquisaram fontes no IBGE e ouviram os agentes comunitários de saúde.

Sobre a estrutura de institucional do município de Barrocas, os alunos do Colégio Municipal, no sexto pelotão, apresentou a forma como está organizado, facilitando o atendimento ao cidadão. Eles mostraram como funcionam as secretarias de Ação Social, Educação, Saúde, Agricultura, Segurança e Administração. Segundo a professora Patrícia Carneiro, integrante da comissão que organizou este pelotão, para o município funcionar bem é necessário que esteja bem organizado, "de modo a atender as reivindicações da população", falou.

No sétimo pelotão foram apresentados os diversos programas de educação desenvolvidos no município, a exemplo do pró-letras, alfa-neta, CAT, PGE, infocentro, FTC e plataforma Freire, que contribuíram para melhorar o índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB) e também uma melhor qualificação para os professores.

O oitavo pelotão, organizado pela Escola de 1º grau José Pedro Mota, teve como tema: "Evolução e regressão dos valores da sociedade". Na justificativa apresentada pelo locutor, à comissão organizadora afirmava que o ser humano é por natureza inteligente, e por isso um ser de valores que constantemente faz escolhas e cultura. "Não nascemos prontos. Na trajetória da vida, rapidamente aprendemos o que é o bem e o mal, porém a tendência pode ser desvirtuada", disse a professora Ana Vilma.

O nono pelotão destacou os cuidados necessários com a infância e adolescência. Eles mostraram o que significa o colegiado escolar, o FICAI, conselho da merenda, FUNDB, ECA e o conselho tutelar. Este pelotão apresentou uma homenagem a conselheira Acácia de Queiróz, assassinada no final do mês de julho e que por duas vezes presidiu o CTB.

Os alunos da escola Roque Avelino de Queiroz Filho,formaram o décimo pelotão que destacou a diversidade étnica e cultural de Barrocas. Na primeira fila, os alunos estavam vestidos com roupas típicas das quadrilhas juninas. Depois, os índios, seguidos pelos negros, homenageando a África e por último, os avanços das etnias que se refletiram no povo de Barrocas.

O décimo primeiro pelotão, também foi apresentado pelos alunos da Escola Roque Avelino de Queiróz e teve como objetivo despertar o alunado e as pessoas que assistiam ao desfile, para prática do esporte e fez uma homenagem as categorias esportivas do município, a exemplo do ciclismo, argolinha, futebol feminino e masculino e academia.

No décimo segundo pelotão, os alunos do Colégio Municipal representaram as vinte e seis associações existentes no município e transmitiram a mensagem da democracia que tem contribuído com o progresso de Barrocas. Eles também lembraram ás organizações não governamental e que defendem as classes trabalhadoras, a exemplo da APLB/Sindicato e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

No décimo terceiro pelotão, os alunos do colégio municipal, chamaram atenção para a consciência da cidadania e fizeram referencia aos quatro pilares da educação, baseado no relatório para UNESCO da Comissão Internacional sobre a educação para o Século XXI. São quatro princípios definidores da estratégica de promover a educação como desenvolvimento humano, onde se propõe uma educação direcionada para os quatro tipos fundamentais de aprendizagem: Aprender a conhecer aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

E por último, os alunos da Escola Antonio Cândido Pereira, homenagearam os profissionais. "Vivemos em uma sociedade com diversas profissões, onde cada uma delas contribui para o bom desenvolvimento sócio-ecônomico da cidade e do país", falou a Professora Maria Zene, integrante da comissão organizadora.

Pronunciamentos - Apesar da chuva, o prefeito municipal Almir Queirós (PR), conhecido por Almir de Maciel e demais autoridades municipais assistiram a apresentação da Banda Marcial 30 de Março, regida pelo maestro Raimundo Queiróz. Em seguida o Prefeito aproveitou para agradecer a presença do público onde na oportunidade fez um breve relato sobre os acontecimentos que antecederam a Independência do Brasil e a importância desta data para o município, que completou em março, dez anos de independente.

A secretária de educação, Jackeline Queiróz, considera o desfile do sete setembro, o movimento mais importante do município. Para ela, a independência de Barrocas significou um avanço ao longo destes dez anos. ?Nós, aqui em Barrocas temos motivos para comemorar?, falou a secretária.

O ex-prefeito Edilson Lima (DEM), disse que é surpreendente o crescimento do município, que uma vez por ano é lembrado no desfile do dia da independência. ?Todas as vezes que assisto ao desfile, me emociono com a capacidade de organização e das pesquisas que são feitas para resultar neste momento?, pontuou Lima.

O presidente da câmara, vereador Gilberto de Queiroz Brito (DEM), falou ao CN, que a presença do povo nas ruas, é uma demonstração de satisfação. O juiz federal aposentado, Antonio Ezequiel, concordou com Beto, como é conhecido o Presidente da Câmara. ?Nós vivemos setenta anos sob o domínio de Serrinha e há dez anos estamos sentindo o cheiro e alegria da independência?, falou Ezequiel.

Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas