NOVA RÁDIO CLUBE SERRINHA 24 HORAS NO AR

RADIOS NET:MELHOR PLATAFORMA DE RÁDIOS

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.
DISSE JEOVÁ DEUS: "Eu sou Jeová.Eu costumava aparecer a Abraão, a Isaque e a Jacó como Deus Todo-Poderoso,mas com respeito ao meu nome, Jeová,não me dei a conhecer a eles".Êxodo 6:1-30

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

10 dicas fundamentais para uma boa alimentação



Tivémos a sorte de conseguir falar com a nutricionista Ágata Roquete, que nos respondeu a algumas perguntas frequentes sobre alimentação colocadas pelos leitores e que neste artigo foram compiladas e respondidas de forma directa e simples.

1. Em termos gerais, o que considera ser uma alimentação saudável?
Uma alimentação saudável assenta em 4 pontos essenciais: variedade, qualidade, equilíbrio e quantidade. Uma boa alimentação tem que ser variada, deve incluir todos os alimentos da roda dos alimentos. A qualidade passa pela maneira de confeccionar e conservar os alimentos. O equilíbrio tem a ver com o facto de que uns alimentos devem ser mais consumidos (frutas e legumes) que outros (gorduras e açúcares) e quantidade passa pelo numero de refeições (deve comer-se várias vezes ao dia em pequenas quantidades).
2. Porque é que é tão importante fazer várias refeições ao longo do dia, de preferência pouco pesadas?
Devemos comer muitas vezes ao dia em pequenas quantidades por duas razoões que considero principais: uma delas é manter o metabolismo elevado (metabolismo é a capacidade que o corpo tem para queimar calorias) e a outra, mais fácil de perceber, é que se tivermos muitas horas sem comer vamos ter fome e a fome faz com que a pessoa perca o discernimento em relação às escolhas mais saudáveis e quantidades (vai comer mais e tudo o que lhe aparecer à frente).
3. Comer apenas alimentos saudáveis mas sem variar a dieta pode ser prejudicial à saúde?
Pode. Todos os alimentos da roda dos alimentos devem ser consumidos. Como referi acima, uns mais e outros menos, pois todos eles têm algum tipo de nutriente para nos fornecer. Ex: a manteiga é rica em vitamina A. Ocasionalmente devemos consumir uma colher de chá de manteiga.
4. Que opinião tem acerca dos alimentos orgânicos? Vale mesmo a pena optar por este tipo de alimentos?
Nunca tinha pensado muito nisso até há pouco tempo atrás, pelo facto de à partida terem logo uma desvantagem relativamente aos outros (são mais caros). Numa consulta de nutrição eu não posso pedir que só comam produtos biológicos. Mas, de facto, cada dia que passa acredito que são realmente melhores que os outros. São produtos totalmente livres de hormonas e antibióticos. A sua própria genética, clima em que são produzidos, época de colheita, irrigação, etc. têm um impacto muito maior no conteúdo nutricional do alimento. As frutas e legumes, carne de galinha e porco orgânicos são também mais saborosas, ficando estas carnes mais magras. Nestas culturas biológicas, são muito reduzidas as hipóteses de se encontrarem pesticidas, corantes e outros produtos químicos.
5. Quais os alimentos absolutamente proíbidos para uma pessoa que esteja a fazer dieta e queira resultados rápidos?
Obviamente gorduras (óleos, margarinas, carnes gordas, etc.). Só o azeite e os açúcares (doces, chocolates, bolos, etc.) seguidos dos snacks hipercalóricos é que têm as duas coisas (merendas, croissant, fritos, doritos, bollicao ,bolachas,etc). Normalmente nas minhas dietas e para pessoas saudáveis retiro todos os produtos de hidratos de carbono a partir da hora de almoço (pão, massa, arroz, etc).
6. É verdade que o chá verde ajuda e acelera o emagrecimento?
Em relação ao chá verde, penso que só haja uma propiedade estudada, que é o facto de ser anticancerígeno, o que já é muito bom. Em relação a ajudar a perder peso não acredito muito, mas como é excitante é capaz de acelerar um pouco o metabolismo, embora ainda não esteja provado.
7. É verdade que beber liquidos durante as refeições ajuda a engordar?
Eu deixo todos os meus pacientes beberem líquidos às refeições. As bebidas têm as mesmas calorias fora e dentro das refeições. A água tem zero calorias e eu acho que atá ajuda a encher o estômago e, assim, a pessoa não come tanto. Este é um tema cuja opinião varia entre os nutricionistas.
8. Comer à noite engorda mais?
Sim, uma pessoa que coma muito à noite não conseguirá perder peso. Mas se comer muitos legumes e sopa antes e uma porção de proteínas e de hidratos de carbono conseguira manter o seu peso. Se comer apenas sopa ou proteínas só com legumes conseguirá perder algum peso. A pessoa ao comer muitos hidratos de acrbono à noite, que são a nossa fonte energética, arrisca-se a não conseguir gastar essa energia, pois vai dormir. Ao não gastarem estes hidratos, estes vão transformar-se em gordura e acumular-se nas nossas reservas.
9. Várias pessoas já contactaram o blog Manter a Forma a perguntar que substituto de café podem ingerir, uma vez que deixaram de fumar e o café puxa o cigarro, e vice-versa. Que conselho lhes daria?
Não tenho uma opinião formada acerca deste tema. Hoje em dia o café até tem “boa fama”, para quem não sofre de hipertensão arterial. Já o descafeinado tem má fama, pois é preciso alguns químicos para retirar a cafeína. E o descafeinado também puxa por cigarro. O ideal é não fumar ou deixar de fumar (para quem fuma).
10. Por último, peço-lhe que nos deixe uma frase que ajude os leitores a ganhar motivação para mudar o seu estilo de vida e perder o peso extra que os tormenta.
Se conseguirem iniciar uma dieta sozinhos, passado um mês já vão sentir-se mais leves e com menos volume. Se não tiverem força para continuar, apesar de já se sentirem melhor, consultem um nutricionista, mesmo que não façam tudo o que lhes foi dito ganham um compromisso com alguém, “um polícia”, e esse compromisso ajuda-vos a chegar ao vosso objectivo (peso ideal), para além de desabafarem com ele e assumirem as culpas e dificuldades. Será sempre bom acompanharem com exercício, não que vos vá fazer perder mais peso mas sim tornar o corpo perfeito e tonificado.
Sobre a Autora
Ágata Roquette é licenciada em Nutrição e Engenharia Alimentar, pelo Instituto Superior das Ciências da Saúde -Sul. Começou a sua carreira com um estágio na área de Engenharia Alimentar na empresa Iglo e ainda na área de nutrição do Hospital Egas Moniz (departamento de Endocrinologia). Desde que começou em 2004, Ágata Roquete dá uma média de 35 consultas diárias, pois são rápidas e baratas, para além de que lhe permite acompanhar as mesmas pessoas todas as semanas, ou de 15 em 15 dias.