NOVA RÁDIO CLUBE SERRINHA 24 HORAS NO AR

RADIOS NET:MELHOR PLATAFORMA DE RÁDIOS

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.
DISSE JEOVÁ DEUS: "Meu espírito não terá tolerância com o homem indefinidamente, pois ele é apenas carne.Portanto, seus dias somarão 120 anos."Gênesis 6:1-22

quinta-feira, 2 de julho de 2020

Feira de Santana: Família suspeita que idosa 87 anos que morreu por Covid-19 foi contaminada após ir a hospital para tratar ferida


Uma idosa de 87 anos que estava internada na rede pública de Feira de Santana para tratar uma ferida, foi contaminada pela Covid-19 e acabou morrendo vítima da doença. O relato é do filho de Maria Luiza, Jozias de Jesus, que afirma que a mãe sofria de diabetes e pressão alta.

Maria Luiza deu chegou na UPA do Clériston Andrade, no dia 11 de junho, para tratar uma ferida na perna. Joza de Jesus conta que antes da idosa ser transferida da UPA para o Hospital Clériston Andrade, ela apresentou sintomas da Covid-19.

“Quando chegou na UPA, a respiração dela ficou diferente, como nunca teve. A gente ficou desconfiado de que ela havia se contaminado com Covid-19 lá. Pedimos exame, não fizeram. Fizeram, se não me engano, radiografia ou tomografia do pulmão e um eletro, e lá na UPA disseram que estava ok, que não tinha contraído esse Covid-19”, relata Jozias de Jesus.

Maria Luiza teve a perna amputada no dia 16 e, dois dias depois, morreu. Após a morte, o Hospital Clériston Andrade confirmou que o exame da idosa foi positivo para Covid-19. O filho da idosa também foi infectado.

“Minha mãe foi para o hospital sem estar com essa doença. Ela morava com irmã minha que era paciente de risco e não tem essa doença. Eu não tinha. Fiquei com minha mãe no Clériston na segunda-feira. Resultado: contraí o coronavírus”, continua Joza de Jesus.

A coordenadora de Emergência do Clériston Andrade, Hélvia Fagundes, explica que o tempo médio de encubação do vírus é de quatro a cinco dias. Como Maria Luiza apresentou sintomas da Covid-19 com menos de 48h da internação, Hélvia acredita que a idosa teria sido infectada antes de dar entrada no hospital.

“A paciente deu entrada no hospital no dia 13, por volta de 11h. Já na manhã do dia 15, menos de 48h de internação hospitalar, ela apresentava sintomas respiratórios, inclusive com necessidade de oxigênio em pequena quantidade”, relata Hélvia.

Hélvia Fagundes garante que a unidade de saúde passa por desinfecção e que adota todas as medidas preventivas.

“Paciente que tem qualquer suspeita de que é portador do coronavírus entra no hospital por uma porta diferente, é encaminhado para um setor diferente. A triagem desse paciente é feita numa sala à parte dos pacientes que não têm suspeita do coronavírus”, conclui Hélvia.

A assessoria de comunicação da UPA do Clériston Andrade foi procurada para comentar o assunto, mas não houve retorno.

Profissionais de saúde contaminados

Em Feira de Santana, até a última sexta-feira (26), 280 profissionais de saúde testaram positivo para Covid-19. De acordo com Ivanilda Brito, presidente do Sindsaúde, o sindicato está recebendo denúncias frequentes de recomendações que não estão sendo cumpridas nos hospitais.

“Agora está sendo a questão do fluxo. É o fluxo de como circula o paciente, trabalhador no seu ambiente de trabalho. O fluxo do trabalhador não pode ser o mesmo do paciente com Covid-19”, explica Ivanilda.
Fonte: G1