NOVA RÁDIO CLUBE SERRINHA 24 HORAS NO AR

RADIOS NET:MELHOR PLATAFORMA DE RÁDIOS

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.
DISSE JEOVÁ DEUS: "Meu espírito não terá tolerância com o homem indefinidamente, pois ele é apenas carne.Portanto, seus dias somarão 120 anos."Gênesis 6:1-22

segunda-feira, 22 de junho de 2020

Serrinha: “SAMU” Adriano Lima realiza sonhos até da oposição.


Um sonho antigo dos munícipes serrinhense e até mesmo da oposição, pois quando o ex-prefeito do PT esteve á frente do executivo, prometeu instalar a unidade do SAMU, mas, se passou quase uma década com o seu grupo politico vislumbrando o sonho da emergência SAMU, diante da frustração de não ter conquistado este beneficio, o prefeito do município, Adriano Lima foi lá e realizou!

Serrinha, vai contar com uma base descentralizada totalmente equipada com todos os requisitos necessários para o funcionamento do Serviço, em toda a região. A equipe vai contar com técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, socorristas e condutores.

A unidade da SAMU de Serrinha está pronta, mas os outros municípios que fazem parte da central de regulação do sistema do SAMU, de Serrinha, eles tem que está pelo menos 50% com a base pronta, tem que ter no mínimo, de nove á dez bases prontas.

A nova base do SAMU pertence à Serrinha, o que significa que todas as ligações da região serão interceptadas pela Central de Regulação que está instalada no município.

O SAMU, que tem abrangência regional, vai beneficiar cerca de quase 800 mil habitantes na região sisaleira, distribuídos em 20 municípios. São 14 unidades móveis de urgência, sendo 10 ambulâncias de suporte básico, e 4 de suporte avançado sendo que dessas duas de suporte avançado ficarão na base central de Serrinha, todos atenderão a Região Sisaleira.

Unidades de Suporte Básico (USB) que atenderão casos de menor complexidade com equipamento básico de suporte à vida e uma Unidade de Suporte Avançado (USA) equipada com aparelhos semelhantes aos de uma UTI hospitalar.

O Samu 192 realizará o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: casas, locais de trabalho e vias públicas, contando com a central de regulação, profissionais e veículos de salvamento. Tem como finalidade reduzir o número de mortes, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da agilidade no socorro – protegendo, assim, a vida das pessoas e garantindo a qualidade no atendimento SUS.

É de grande contribuição também para a população e para a rede de serviços de saúde contar com médico 24 horas para organizar as demandas dos serviços de saúde já existentes.

Equipes de profissionais de saúde, médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população ficará a disposição 24 horas ao dia, por meio de ligação grátis pelo telefone 192. O SAMU deve ser chamado em caso de acidentes, afogamentos, desmaios, maus tratos e outras situações de urgência.

O prefeito, Adriano Lima afirmou que a instalação do SAMU já está pronta, se ligar hoje, já é possível cair na central da unidade de atendimento, aqui em Serrinha, mas para ter o funcionamento a orientação da SESAB é que na região coberta pelo SAMU, que cinquenta por cento dos municípios já tivesse a base funcionando e outro problema, é que, o certo é fazer o concurso público para poder funcionar alguns setores do SAMU, pois existem determinadas áreas profissionais que precisam do concurso, então, a gestão municipal precisará ter uma autorização a nível Ministério da Saúde, Ministério Público e SESAB pra funcionar sem o concurso, porque não está suspenso concursos nesse período, não pode ser realizado devido a pandemia.

Prefeito, além de Serrinha, qual município está com a base da unidade pronta para atender?

“Se não me engano estão prontas a de Euclides e se não me engano a de Monte Santo Também. As outras eu não tenho certeza.” Disse, Adriano Lima.

Prefeito, sobre o aspecto de funcionamento da SAMU, como vai acontecer?

“Sobre o aspecto para funcionar o SAMU, não pode ser contrato, tem que ser concurso. O concurso era pra ter acontecido em abril, por causa da pandemia não foi feito. Então, a gente vai ter que ter autorização também, entende?

Uma liberação a nível da SESAB, a liberação do Ministério da Saúde e, conversamos com o Ministério Público pra funcionar sem o concurso, porque não tá tendo concurso nesse período. Funcionar de forma provisória, uma seleção curricular simples e depois que tudo se normalizar a vida da gente voltar ao normal, realiza o curso pra ser feito o serviço de forma definitiva.” Diz o prefeito Adriano Lima.

Para o Samu funcionar hoje, como vai ser?

“Olha, hoje pra funcionar, tem que ter o período de habilitação, tem que funcionar primeiro, pra depois habilitar, a gente precisa ter hoje, é 50% das bases nas cidades onde vão ter a Samu feitas. Nossa parte está toda feita. A gente está com a base, com a central da regulação construida com todos os aparelhos dentro, inclusive, o médico regulador que trabalha conosco, já trabalha há mais de um ano aguardando isso, trabalhando no hospital porque o forte dele é esse, ele faz o sistema de regulação de Feira de Santana, faz de Birimbau, é vai fazer o de Serrinha. Respondeu Adriano Lima

Então, ele é um médico que já tem muita experiência na área?

“Sim, é uma pessoa que já tem uma larga experiência e já vai está trabalhando nesse aspecto aí, só que hoje não é só pra gente funcionar, se fosse por lequipe, se ele pudesse contratar e colocar, já dava pra rodar só Serrinha, mas a SESAB orientou que tem que ter pelo menos 50% dos municípios, e está cobrando dos municípios essa agilidade em resolver o problema das bases, a base dos outros municípios que não seja de Serrinha, não é obrigado a ser construída nova, pode alugar um espaço e adaptar para o atendimento. E outra coisa, o atendimento do SAMU, é bom explicar, isso é feito no veículo. A base do SAMU lá, não tem nada dentro para fazer o atendimento, faz o atendimento na ambulância.” Falou o prefeito.

Sendo assim um pronto atendimento?

“Sim, justamente, o atendimento é pronto atendimento, onde leva o paciente para o hospital, se for um caso mais grave, que não tem o suporte aqui em Serrinha, aí o paciente é lavado para Feira ou Salvador.” Finalizou o prefeito Adriano Lima.