NOVA RÁDIO CLUBE SERRINHA 24 HORAS NO AR

RADIOS NET:MELHOR PLATAFORMA DE RÁDIOS

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.
DISSE JEOVÁ DEUS: "Meu espírito não terá tolerância com o homem indefinidamente, pois ele é apenas carne.Portanto, seus dias somarão 120 anos."Gênesis 6:1-22

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Serrinha:Ministério Público define pela proibição e a distribuição de leite in natura (leite cru)

Reunidos no auditório da Dires, secretários do governo municipal e representantes de diversas entidades, debateram sobre a determinação do Ministério Público que define a proibição e a distribuição de leite in natura (leite cru) e do abate clandestino de carne, tal como seu comércio.

Em audiência ficou determinado que os estabelecimentos que continuarem a comercializar os produtos sem o devido beneficiamento e controle sanitário serão notificados e se houver reincidência, terão a mercadoria apreendida e poderão ser multados.

Na oportunidade, o secretário de agricultura, Renildo de Miranda, esclareceu sobre diversos pontos em torno da temática e sobre os esforços que a administração pública vem dispondo para resolver a situação e atender a determinação do MP. O secretário destacou também sobre as diversas vezes em que foi estabelecido o diálogo com os produtores e sobre a importância da criação de um laticínio municipal criando uma rede de cooperados, o que na época não foi aceito pela maioria.

O secretário de administração, Jivaldo Oliveira, destacou sobre a necessidade de uma ação conjunta para preservar a população dos riscos de saúde aos quais a população está exposta ao consumir alimentos sem saber a origem dos mesmos. “A ação é necessária e não podemos fazer vistas grossas”, pontuou.

O mapeamento dos estabelecimentos, blitz educativas, cartilhas, o diálogo constante da vigilância sanitária do município com os produtores e a implantação e funcionamento efetivo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e os cadastro dos produtores, são algumas medidas que serão tomadas no intento de atender as determinações e de também buscar medidas para atendimento aos fabricantes em relação às dificuldades de adequação.

O vereador Alex da Saúde, representando a Câmara Municipal, destacou que enquanto morador do Novo Horizonte lembra-se de como era realizado o abate e a comercialização da carne em Serrinha e de como foi importante para a população o fechamento do matadouro, seguida da implantação de um frigorífico dentro da legalidade e dos padrões de higiene.

A próxima reunião acontece no dia 18 de agosto e é de relevância a participação dos produtores e também da sociedade civil como um todo.

Os secretários de meio ambiente, Hamilton Queiroz, secretária de serviços públicos, Vânia da Get, secretário de saúde por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e da secretaria de governo por meio da direção geral, também estiveram presentes na reunião.

SOBRE OS RISCOS DO CONSUMO DE ALIMENTOS DE ORIGEM DUVIDOSA.

Coibir o abate de animais em lugares sem higiene e expostos a sujeira é uma preocupação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por isso a importância de saber a procedência dos produtos no momento de adquiri-los. O Mapa alerta para os riscos de se consumir esse tipo de produto, especialmente na rua ou em estabelecimentos duvidosos. Além dos riscos de contaminação durante o processo de abate e transporte, o armazenamento e o preparo deste alimento podem fazer a diferença para a saúde do consumidor. O risco maior é a toxinfecção alimentar, que pode levar à morte.

A venda direta para o consumidor final de leite cru ou de algum derivado lácteo produzido com leite cru é terminantemente proibido no Brasil desde a década de 1970. No entanto, dois fatores contribuem para a necessidade de abordar esse tema visando esclarecer o consumidor final dos potenciais riscos associados.

O primeiro fator é que uma parcela significativa do leite produzido é comercializada via mercado informal, o que indica que os consumidores não têm garantias de inocuidade destes alimentos. O segundo fator é a tendência de um grupo de consumidores que são sensíveis ao apelo do consumo de alimentos naturais, sem nenhum tipo de processamento industrial e com compra direta do produtor. Em ambos os casos, muitos destes consumidores são desinformados sobre os riscos do consumo de leite cru.Fonte:ASCOM/PMS