NOVA RÁDIO CLUBE SERRINHA 24 HORAS NO AR

RADIOS NET:MELHOR PLATAFORMA DE RÁDIOS

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.
DISSE JEOVÁ DEUS: "Meu espírito não terá tolerância com o homem indefinidamente, pois ele é apenas carne.Portanto, seus dias somarão 120 anos."Gênesis 6:1-22

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Programa Rastreamento do Câncer de Mama Itinerante chega a Valente


Uma campanha realizada em âmbito estadual tem o objetivo de diagnosticar e realizar ações preventivas ao câncer de mama. A Estratégia Itinerante já percorreu 120 municípios do Estado da Bahia, realizando um total de 93.524 mamografias, principal exame que detecta a doença. Entre as ações estão exames de mamografia, com as atividades de educação preventiva, realização de preventivos e educação para a saúde.

As atividades vão acontecer em Valente em frente ao Centro de Saúde, entre os dias 19 á 30 de julho de 2013. Serão realizadas 140 mamografias por dia, sendo divididas em dois turnos de trabalho, com a meta de atender a 1.540 mulheres com faixa etária entre 50 á 69 anos.

“É importante esclarecer a população que os atendimentos não acontecem por demanda espontânea, o objetivo da ação é orientar as pacientes dos dias e da hora do seu atendimento com antecedência e por meios seguros. Por isso os atendimentos serão agendados pelos agentes de saúdes de cada micro área e pelos PSF´s. Será necessário que cada mulher no dia agendado tenha em mãos o RG e o cartão do SUS”, esclarece a Coordenadora de Atenção Básica do município, Anna Olivia Mota Rios Barreto.

A Estratégia Itinerante no primeiro momento irá realizar o exame de mamografia. O resultado será entregue a paciente. Existindo alguma alteração no exame, a pessoa será encaminhada para outra etapa do programa onde serão realizados exames diagnósticos complementares. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico e radioterápico será realizado em Unidades de Alta Complexidade em serviço de Oncologia de Referência. No caso de Valente será o UNACOM em Feira de Santana.

“É importante que todas as mulheres nesta faixa etária participem deste evento, ficando atenta com a data e o horário agendado pelo agente de saúde. Caso esta paciente esteja em local que ainda não está coberto por agentes de saúde deve ficar ainda mais atenta, a secretária estará divulgando nos meios de comunicação os agendamentos com antecedência. Caso não haja procura e demanda, os onze dias programados em Valente serão reduzidos de acordo com o número de pessoas”, ressalta Ana Olivia. Profissionais de saúde da secretária municipal junto com técnicos disponibilizados pelo Governo do Estado estarão trabalhando na unidade móvel de saúde para atender as pacientes.

Estado da Bahia ocupa 2 lugar em casos de câncer de mama:

Segundo dados da Agência Nacional de Saúde o estado da Bahia ocupa o segundo lugar em casos de câncer de mama no Brasil. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o Câncer de Mama é o tipo mais comum entre as mulheres. Nos países em desenvolvimento, a maior parte dos casos é diagnosticada em estágio avançado. O diagnóstico precoce da doença é fundamental e aumenta significativamente as chances de cura.

FONTE:EMAIL-ASCOM/PMV