NOVA RÁDIO CLUBE SERRINHA 24 HORAS NO AR

RADIOS NET:MELHOR PLATAFORMA DE RÁDIOS

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.
DISSE JEOVÁ DEUS: "Meu espírito não terá tolerância com o homem indefinidamente, pois ele é apenas carne.Portanto, seus dias somarão 120 anos."Gênesis 6:1-22

quinta-feira, 15 de março de 2012

Serrinha quer ‘Fogaréu’ como Patrimônio Imaterial da Bahia


Se depender da população de Serrinha, cidade localizada a 173 km de Salvador, no semi-árido baiano, a famosa procissão do Fogaréu, que acontece desde a década de 1930 no período da Semana Santa, deve se tornar Patrimônio Imaterial da Bahia. Neste ano (2012) a semana ocorre, conforme a Igreja Católica, entre 1º e 8 de abril.

Este é um dos assuntos que foi discutido no Seminário de Turismo Religioso, na cidade. O evento contou com a participação de pesquisadores, professores, turismólogos, estudantes universitários e representantes da Secretaria do Turismo da Bahia (Setur).

A iniciativa é da Expo Eventos que criou o Projeto Passos da Paixão com o objetivo de incentivar e estruturar a manifestação para beneficiar o desenvolvimento regional. O evento tem apoio da Setur, Prefeitura Municipal de Serrinha, Câmara Municipal, Conselho Municipal de Cultura e Filarmônica 30 de Junho.

Todos os anos, essa manifestação cultural-religiosa reúne centenas de fiéis que se unem em penitência, acendem tochas e velas para a procissão na cidade que tem suas luzes apagadas. A multidão sobe durante a noite o Monte de Nossa Senhora de Santana, a maior altitude da cidade. O ato simboliza o acompanhamento a Cristo ao Jardim das Oliveiras, onde ele se entregou para o sacrifício.

Como a cidade fica às escuras, o impacto visual de ruas, ladeiras e montes cobertos de ‘caminhos de luz’ – formados por pessoas que seguram velas e tochas – fazem do evento um fenômeno único que atrai multidões de várias regiões do Brasil, além de mídias impressas e televisivas para a cobertura completa.

“Gostaríamos que o ‘Fogaréu’ se tornasse oficialmente um bem imaterial do Estado; isso traria reconhecimento para esse importante ato histórico-cultural da região, potencializaria o acontecimento como turismo religioso e aumentaria a auto-estima da cidade e do povo, salvaguardando a tradição”, defende o prefeito de Serrinha, Osni Cardoso.

De acordo com o prefeito, a manifestação do ‘fogaréu’ ocorre sempre na quinta-feira da Semana Santa. “Acontecem três procissões que sobem os morros da Bela Vista, do Guarani e colina da Senhora Santana, onde tem o fogaréu, quando se reúnem cerca de 30 mil pessoas durante as subidas”, explica Cardoso.

“Participam do Fogaréu, moradores de Serrinha, turistas da região do Sisal e região metropolitana, além de outros estados”, lembra Osni Cardoso. Além do registro como Patrimônio Imaterial a prefeitura faz contato com o governo estadual, via secretaria de Desenvolvimento Urbano, para melhorias na malha urbana da cidade, e com a Setur para apoio logístico na apresentação da Paixão.

IMATERIAL – Na Bahia, quaisquer dos entes federativos, sejam Municípios, Estado ou União, podem decretar uma manifestação cultural como Bem Intangível, bastando para isso terem leis específicas. Dentre as manifestações que já são reconhecidas como Patrimônios Imateriais baianos, estão Festa de Santa Bárbara, Cortejo 2 de Julho e Desfile dos Afoxés, todos em Salvador. No interior, somente a Festa da Boa Morte, em Cachoeira, e o Carnaval de Maragojipe, na cidade de mesmo nome, são registrados pelo Estado.

A Lei estadual nº 8895/2003 (Artigo 40, I) determina que um processo de registro de uma manifestação cultural como Patrimônio Imaterial pode ser aberto “por ato do Governador do Estado, do secretário da Cultura, do diretor Geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) ou de qualquer membro do Conselho Estadual de Cultura (CEC)”. O pedido deve vir, obrigatoriamente, de secretarias municipais ou sociedades civis regulares e devidamente registradas.

vereadorjorgegoncalves.blogspot.com