NOVA RÁDIO CLUBE SERRINHA 24 HORAS NO AR

RADIOS NET:MELHOR PLATAFORMA DE RÁDIOS

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.
DISSE JEOVÁ DEUS: "Meu espírito não terá tolerância com o homem indefinidamente, pois ele é apenas carne.Portanto, seus dias somarão 120 anos."Gênesis 6:1-22

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Oftalmologista alerta para os cuidados com a proteção dos olhos durante o verão


O médico oftalmologista, doutor Rogério Sacramento, esteve no programa Acorda Cidade e destacou os principais avanços na área oftalmológica durante o ano de 2011. Como estamos na estação mais quente do ano, o verão, e também em período de férias o doutor alertou para alguns cuidados necessários durante este período, onde o banho de praia e de piscina se torna comum. Ele alertou também para os cuidados que as pessoas que usam lentes de contato devem ter.
Acorda Cidade - Qual a avaliação desse ano de 2011. Tivemos grandes avanços?
Drº Rogério do Sacramento - Na área de oftalmologia a Bahia nesse ano de 2011 teve um avanço significativo, tivemos a cirurgia do primeiro transplante de córnea endotelial, que agitou a área oftalmológica.
AC - A córnea artificial foi a grande novidade do ano?
Drº Rogério do Sacramento - Foi uma boa novidade para essa região que enfrenta extrema pobreza no Brasil e ter feito uma cirurgia complexa como essa foi uma coisa muita importante, mas outras técnicas também foram desenvolvidas durante o ano.
AC- Qual o material da córnea artificial?
Drº Rogério do Sacramento - É um acrílico de alta qualidade. Um plástico que foi desenvolvido há mais de 40 anos para chegar no nível que está hoje.
AC – Quais são as recomendações específicas para a proteção da nossa visão no verão?
Drº Rogério do Sacramento - Selecionamos aqui cinco atitudes principais que a gente tem durante o ano e acaba ocasionando problemas na visão. Primeiro a automedicação. Está chegando o final de ano e aumentam as conjuntivites, os traumas, as reformas em casa, o uso das lentes de contato que aumenta e gera infecções, então é bom evitar a automedicação. Não usar nenhum tipo de colírio, principalmente aqueles que têm o corticosteróide. Porque esse colírio abaixa a imunidade do olho, então uma simples infecção vai ficar piorada por bactérias e fungos. Essas infecções podem ser gravíssimas e causar sequelas ou até a perda do olho. Outra coisa são que aumenta com a chegada do verão, é o uso da lente de contato no banho de mar e piscinas e também os pacientes dormindo com a lente. Tem no mercado lentes de silicone hidrogel que passa uma quantidade suficiente de oxigênio e que teoricamente, o paciente poderia dormir até sete dias com a lente, mas esses pacientes precisam saber que dormir de lente aumenta o risco de infecção em 10 vezes. As lentes de contato também não podem ser expostas a água do mar ou rio, porque tem uma ameba de água livre que é responsável por uma das infecções mais graves na oftalmologia. Outra coisa é a troca das lentes. No mercado tem uma lente que diz que pode ser usada em até três meses, mas não existe essa lente. As lentes são diárias, a pessoa joga fora todos os dias, existem também as lentes mensais que devem ser trocadas mensalmente e outra que deve ser trocadas anualmente. Quando o paciente passa mais tempo com a lente do que o indicado, ele começa a sentir irritações no olho.
AC - E sobre as lentes coloridas?
Drº Rogério do Sacramento - Essas lentes são esteticamente proveitosas em alguns casos, só que ela tem uma particularidade. Como ela tem aquela tintura, ela passa menos oxigênio, então a pessoa não pode ficar de 6 da manhã até 10 da noite com essa lente, porque aqui no Brasil ainda não temos lentes coloridas que passem uma quantidade boa de oxigênio, elas devem ser usadas de forma mais recreativa.
AC - Existe lente de contato clandestina no mercado?
Drº Rogério do Sacramento - Eu ainda não vi nenhuma lente de contato falsificada sendo vendida, mas o que a gente sabe é que vendem lentes de contado indiscriminadamente nos camelôs, nos shoppings.
AC - O que é lente permanente?
Drº Rogério do Sacramento - No dia a dia é a lente que é usada na cirurgia de catarata. A lente de contato está fora do olho e a lente da catarata está dentro do olho, absorvida pelas estruturas oculares e a gente não deve trocar mais.
AC - Mais alguma outra dica para pessoas exercitarem em 2012?
Drº Rogério do Sacramento - Vamos falar sobre os pacientes de glaucoma. Primeira coisa é o diagnostico, as pessoas devem fazer a consulta oftalmológica, mesmo que não estejam sentido nada. A avaliação oftalmológica deve ser feita rotineiramente. Vamos evitar o glaucoma que é a nossa primeira causa de cegueira irreversível. Segunda coisa é o acompanhamento. Os pacientes que usam colírio de glaucoma, não bastam usar só o colírio, pois ele pode perder o efeito com o tempo, então ele deve ser acompanhado por um oftalmologista.

FONTE:ACORDA CIDADE