NOVA RÁDIO CLUBE SERRINHA 24 HORAS NO AR

RADIOS NET:MELHOR PLATAFORMA DE RÁDIOS

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.
DISSE JEOVÁ DEUS: "Meu espírito não terá tolerância com o homem indefinidamente, pois ele é apenas carne.Portanto, seus dias somarão 120 anos."Gênesis 6:1-22

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

IV Congresso Nacional da Cáritas Brasileira reforça compromisso com os mais pobres


Dos dias 9 a 12 de novembro, cerca de 350 agentes da Cáritas Brasileira de todo Brasil estiveram reunidos em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, para o IV Congresso e XVIII Assembleia Nacional da entidade.
Com o tema “Desenvolvimento Solidário Sustentável e Territorial: Sementes de um Projeto Popular”, os congressistas, dentre diversas atividades culturais que animaram os quatro dias do encontro, avaliaram as ações desenvolvidas pela rede no último quadriênio (2008-2011), definiram as prioridades para os próximos quatro anos (2012-2015), elegeram a nova diretoria e conselho fiscal e aprofundaram debates sobre a temática que permeou todas as atividades do IV Congresso Nacional da Cáritas Brasileira.


IV Congresso recebe Carta de Compromisso da Juventude


O Congresso Nacional da Cáritas recebeu uma bonita e forte manifestação da juventude presente no Congresso que veio de todos os lugares do Brasil. Em Assembléia foi lida uma Carta de Compromisso da Juventude, que reproduzimos abaixo.
Nós jovens agentes Cáritas que viemos de todas as regiões do país, movidos também por essa utopia que consegue mover até as estrelas, reunidas e reunidos durante o IV Congresso e XVIII Assembléia da Cáritas Brasileira nos dirigimos à todos os delegados e delegadas e a todos os participantes deste Congresso:
Assim como os milhões de jovens do Brasil, somos sinal de vida, para quem acredita na juventude como renovação e esperança, mas também sinal de morte para quem despreza muitos e muitas de nós seja na resignação ou na criminalização, o que cria uma massa nefasta de jovens exterminados e impedidos de se enxergarem como sujeitos de direitos.
A Cáritas Brasileira, segundo o instrumento de trabalho que avalia o quadriênio e orienta este Congresso para o planejamento do próximo, reconhece que houve avanços no trabalho com as juventudes, mas ainda de forma pontual e desarticulada. Conforme a deliberação dos delegados aqui presentes nesta assembleia,o termo jovens foi inserido no estatuto da Cáritas Brasileira, comprometendo a entidade a desenvolver ações específicas e articuladas com as demais temáticas nos âmbitos da Rede Cáritas. E entendemos que não é por acaso que este avanço tenha vindo um ano após o termo ter sido inserido também na redação da Constituição Federal.
Estamos vivendo uma época de efervescência juvenil. Em 2011, a juventude tem mostrado nas ruas, do ocidente ao oriente, sensíveis sinais de indignação contra a engenharia cruel do imperialismo no mundo. A enorme crise econômica que afeta as grandes economias mundiais tem atingido de forma especial a juventude. Na América Latina, as\os jovens tem saídos ás ruas para defenderem que educação não é mercadoria, mostrando que não cabemos em qualquer rótulo e que também estamos indignadas\os contra o modelo de desenvolvimento adotado neste mundo globalizado.
Os efeitos desse modelo no Brasil têm mostrado a cada página sangrenta dos jornais diários que aqui morrem mais pessoas, especialmente jovens na cidade e no campo que em muitos países em guerra declarada. Isto, na nossa avaliação, são sinais dos tempos. Que indicam que só teremos um modelo solidário e sustentável de desenvolvimento se contribuirmos também para a juventude tenha vida, e vida em abundância, especialmente negros\as, empobrecidos\as, que estão na linha da morte.
Por isso, propomos que a Cáritas perceba cada vez mais os\as jovens enquanto protagonistas e não apenas como público-alvo das ações; participe efetivamente dos Conselhos de Juventude, desenvolva formações com lideranças juvenis; que tenha efetiva adesão à Campanha Nacional contra a Violência e Extermínio de Jovens; que a juventude possa fazer parte dos espaços de gestão e deliberação de toda à Rede. Entendemos também que a entidade deve considerar a Campanha da Fraternidade e a Jornada Mundial da Juventude de 2013 como espaços estratégicos.
Dizemos isso, porque acreditamos que “o rosto da Cáritas é jovem também”. Que assim seja.

Fonte:www.jorgegoncalvespt.blogspot.com
foto:vereador Jorge Gonçalves