NOVA RÁDIO CLUBE SERRINHA 24 HORAS NO AR

RADIOS NET:MELHOR PLATAFORMA DE RÁDIOS

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.
DISSE JEOVÁ DEUS: "Meu espírito não terá tolerância com o homem indefinidamente, pois ele é apenas carne.Portanto, seus dias somarão 120 anos."Gênesis 6:1-22

terça-feira, 18 de outubro de 2011

HISTÓRIAS DE SERRINHA:Antonio Rodrigues Nogueira O jovem que veio de Portugal.




Os Nogueira, família ilustre do Município baiano de Serrinha, se originam do filho primogênito do casal Antonio Rodrigues Nogueira "Figura" e Maria José de Carvalho Nogueira, ele português chegado ao Brasil em 1844, fixando-se na Cidade do Salvador e cujas raízes estão na Cidade do Porto e regiões vizinhas, provavelmente em Vianna do Castelo, indo até Vila Nova da Cerveira na freguesia de Nogueira onde tínhamos, por ouvir falar parentes mais antigos, uma certa “Torre de Nogueira” como referência das origens de sua família. Ela era uma das filhas do comerciante português José Pereira de Carvalho e de dona Alexandra Pereira de Carvalho, com quem se casou, muito provavelmente em meados do ano de 1851.
Além de bem sucedido comerciante, Antonio R. Nogueira na então capital da Província da Bahia, em 1857 foi um dos fundadores da Real Sociedade Portuguesa e de Beneficência, e seu 5º presidente no período compreendido aos anos de 1861 a 1863.

O casal teve 13 filhos, sendo que o primogênito recebeu o mesmo nome do pai.


Antonio Rodrigues Nogueira, o filho, nasceu na Cidade do Salvador, em 21 de março de 1852. Teve uma curta infância na terra natal pois aos cinco anos, segundo seu bisneto Rubem Rodrigues Nogueira, o menino é levado para estudar na terra de seu pai e avós, onde faz o curso elementar e o de liceu (equivalente ao 2º grau ou médio) tudo indica que com muito bom aproveitamento, o que lhe possibilitou requerer o ingresso, aos dezessete anos de idade, na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. No entanto não concluiu esse curso, atendendo ao chamado de seu pai que por sua vez passa por dificuldades políticas e financeiras, é obrigado a regressar para a Bahia. Não logrando êxito em sua recuperação comercial e financeira como imaginava, mesmo contando com a ajuda do filho, o pai, com o prestígio que possuía, consegue que o jovem seja contratado para dirigir um dos escritórios da empresa inglesa "Bahia and São Francisco Railway Company" responsável pela construção do prolongamento da ferrovia que ligaria Serrinha com Bonfim e Juazeiro, fixando-se em Serrinha no ano de 1874.
Naquela cidade Antonio encontra em desenvolvimento uma sociedade bastante atuante, formada por famílias de origem portuguesa. Dentre essas famílias, a de Miguel Carneiro da Silva Ribeiro o Pai Gueza, também descendente dos primeiros portugueses que ali chegaram, e sua mulher Maria Francisca de Carvalho, a quem todos chamavam carinhosamente de Mãe Quinha, era a que mais se destacava na liderança política e econômica, sendo que um dos seus filhos, Marianno Sylvio viria viria a ser o primeiro Intendente do Município. Ainda dos filhos do casal, Miquelina Carneiro Ribeiro, nascida em 7 de agosto de 1857, chama a atenção de Antonio e se casam aos 3 de março de 1877 e à partir dessa união iriam surgir em Serrinha, nos anos seguintes, os primeiros Nogueira.

FONTE:marcosnogueira-2.blogspot.com