NOVA RÁDIO CLUBE SERRINHA 24 HORAS NO AR

RADIOS NET:MELHOR PLATAFORMA DE RÁDIOS

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.
DISSE JEOVÁ DEUS: "Meu espírito não terá tolerância com o homem indefinidamente, pois ele é apenas carne.Portanto, seus dias somarão 120 anos."Gênesis 6:1-22

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Hanseníase: doença maldita?


Estamos na Semana de Combate a Hanseníase. Trata-se de uma das mais antigas doença infecto-contagiosas e que faz milhares de vítimas por ano. No passado chamavam de Doença Maldita porque não tinha cura e os leprosos eram excluídos da sociedade.
CONSIDERADA um problema de saúde pública no Brasil, a Hanseníase, popularmente conhecida como Lepra, é uma doença provocada por um micróbio – o bacilo de Hansen -, que afeta a pele e os nervos e se não houver tratamento pode causar paralisia dos membros e até mesmo cegueira.
NA BAHIA, segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), são registrados cerca de 3 mil novos casos por ano e no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, hoje são registrados cerca de 40 mil novos casos por ano. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são indicados pelo Ministério como os principais meios de diminuição dos índices de incidência e aumento do percentual de cura da doença.
A HANSENÍASE é uma doença crônica e contagiosa. Tem como primeiros sintomas manchas brancas na pele, muitas vezes acompanhadas de perda da sensibilidade à dor. É transmitida por meio das gotículas de secreção respiratória do indivíduo infectado, expelidas quando fala, tosse ou espirra. A identificação da bactéria causadora só é possível com a realização de um exame específico. Portanto, ao perceber os sintomas, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde.
SE UMA PESSOA tiver Hanseníase não precisa abandonar a família e sim, fazer um tratamento regular no Posto de Saúde mais próximo. O doente precisa, na verdade, é de apoio de seus familiares e compreensão das pessoas que a cercam, pois só assim, ele fará um tratamento confiante. A Hanseníase tem cura, a lepra tem cura e o tratamento é gratuito.
JESUS CRISTO, sempre foi ao encontro dos doentes e dos leprosos e permitiu que estes viessem ao encontro Dele. Não seria então a hora mais propícia para imitá-lo? É certo que, no dia do julgamento final, Ele dirá, segundo consta no Evangelho: “Estive doente e me visitaste”. Que todos possam responder com generosidade a esse convite de Jesus visitando pessoas com Hanseníase e levando-as a procurar um médico ou Posto de Saúde.