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quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Mídia oficial da Expofeira permaneceu em blog de Salvador mais de um mês após o evento


As agências de publicidade, secretarias ou departamentos de comunicação das prefeituras e do Governo do Estado devem ter máxima atenção com os anúncios que emitem para sites e blogs de notícias. Nem sempre se está tendo o cuidado de atualizar tais anúncios, o que pode suscitar uma série de dúvidas e até mesmo prejudicar a imagem de uma administração.
No programa “De olho na cidade” desta segunda-feira, na Rádio Sociedade de Feira, o radialista Jorge Bianchi observou que o blog “política livre”, de Salvador, permanecia, em seus banners laterais, com a mídia da Expofeira, que aconteceu no final do mês de setembro, em Feira de Santana.
Eram dois banners da Prefeitura de Feira, na verdade, mantidos no espaço publicitário do “política livre”. O segundo não estava defasado, mas o outro, da Exposição Agropecuária, deveria ter sido retirado da Internet desde o final de setembro.
A sensação que qualquer internauta tem, ao se deparar com um anúncio dessa natureza, é de que tem alguma coisa errada. Imagina-se que exista um contrato entre o Município e o blog, para veiculação de mídia oficial, uma vez que nenhum veículo de comunicação divulga publicidade gratuitamente.
A notícia da veiculação da mídia da Expofeira, em pleno mês de novembro, em um blog da capital, surpreendeu a todos no estúdio. De início, se especulou tratar-se de fato grave e até mesmo motivo de denúncia.
O secretário de Comunicação da Prefeitura de Feira, Edson Borges, de imediato esclareceu. Disse que já o Município não tem contrato em vigor com o blog e que já havia solicitado a retirada da mídia da Expofeira, não sendo atendido pelos responsáveis. E que, portanto, não haveria responsabilidade do Município no problema.
O jornalista Raul Monteiro, diretor do blog, esclareceu à produção do programa sobre o assunto. Em princípio ele se mostrou em dúvida se realmente havia sido solicitada a retirada do anúncio, mas em seguida confurmou a informação do secretário. E justificou que estaria havendo uma certa dificuldade de ordem técnica para substituição ou retirada de banners, razão pela qual o anúncio antigo da Prefeitura continuava postado.
A repercussão do fato ocorreu por volta das 17h30min. À noite, apenas algumas horas depois, a dificuldade que teria impedido a atualização do anúncio por cerca de 45 dias foi finalmente solucionada. A mídia já não constava mais no blog.
Mas aí, a essa altura, o governo municipal já havia sofrido algum desgaste. Quanta gente não achou estranho esse tempo todo um anúncio da Expofeira em um blog de Salvador? Quantos imaginaram que se tratava de um problema técnico do site e quantos ficaram confusos, acreditando até que houvesse um contrato entre o veículo de comunicação e a Prefeitura, e que os cofres públicos pagavam uma mídia vencida?
Quantos leitores telefonaram para o secretário Edson Borges ou para o diretor do “política livre” para que fossem esclarecidos e quantos permaneceram silenciosos em sua dúvida? Por fim, se foi possível retirar o anúncio de maneira tão rápida depois da repercussão negativa em um programa de rádio, porque diabos não se fez isso no dia seguinte ao final da Expofeira?
A Prefeitura não pode, de fato, ser responsabilizada pelo problema. Mas em casos dessa natureza, pelo nível de comprometimento de sua imagem, tem que agir com rigor. A mídia vencida tem que ser retirada de qualquer maneira, de forma amigável ou não. E se não existe contrato de veiculação, pior ainda. Nesse caso, empresa de comunicação alguma pode estar prestando-lhe "serviço".