NOVA RÁDIO CLUBE SERRINHA 24 HORAS NO AR

RADIOS NET:MELHOR PLATAFORMA DE RÁDIOS

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.
DISSE JEOVÁ DEUS: "Eu sou Jeová.Eu costumava aparecer a Abraão, a Isaque e a Jacó como Deus Todo-Poderoso,mas com respeito ao meu nome, Jeová,não me dei a conhecer a eles".Êxodo 6:1-30

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Arritmia faz cerca de 230 mil vítimas fatais ao ano


Alterações constantes dos batimentos cardíacos podem significar mais do que um cansaço comum por conta de um esforço físico. Se essas alterações surgirem acompanhadas por desmaios, dor no peito e falta de ar, a atenção deve ser redobrada. Os sintomas podem indicar a existência de uma arritmia cardíaca, doença que faz cerca de 230 mil vítimas fatais por ano, segundo o Instituto Nacional de Cardiologia (INC).
A arritmia cardíaca é uma doença responsável pela alteração no ritmo de batimentos do coração, que pode bater mais devagar que o normal ou mais acelerado. “O envelhecimento da população, associado ao aumento da expectativa média de vida aumentou a incidência, mas é importante saber que a arritmia pode ocorrer em qualquer idade, independentemente do sexo ou da etnia”, explica a coordenadora do departamento de arritmias e marca-passos do Hospital São Rafael, Lenises de Paula.
Segundo a cardiologista, a patologia nem sempre apresenta sintomas. “Muitas arritmias são completamente assintomáticas, e boa parte da população apresenta alguns episódios arrítmicos durante o dia e nem se dá conta disso”, alerta a médica.
Morte súbita - De acordo com o cardiologista do Image Memorial/ Dasa, Moacir Souza Jr., a principal consequência da arritmia é a morte súbita. Em alguns casos, o paciente consegue receber socorro, voltar à vida e iniciar o tratamento.
“Por conta das mortes súbitas, a arritmia costuma chamar mais atenção quando acomete pessoas jovens e atletas, daí a importância de permanecer sempre atento aos riscos e sintomas”, diz.
Segundo o médico, também é importante que pessoas aparentemente saudáveis façam avaliação cardíaca antes de iniciar atividades esportivas, pois podem ter alguma patologia. “Isso pode evitar mortes súbitas em esportistas de final de semana e atletas de alta performance, por exemplo”, destaca.