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DISSE JEOVÁ DEUS: "Meu espírito não terá tolerância com o homem indefinidamente, pois ele é apenas carne.Portanto, seus dias somarão 120 anos."Gênesis 6:1-22

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Operadoras ampliam oferta de TV paga


Opções de pacotes para todos os gostos, com preços mais acessíveis e maior facilidade na instalação e aquisição de equipamentos. O segmento de televisão por assinatura vive um novo momento no Brasil, resultado da ofensiva das concessionárias de telefonia sobre um mercado antes restrito a operadoras de TV a cabo.

Este novo cenário no mercado já se reflete na Bahia, onde já aportaram novas operadoras de televisão por assinatura, como a Via Embratel, que opera no Estado desde 2008, além da Oi TV, cujos serviços estão disponíveis em Salvador e região metropolitana desde maio. Ambas passaram a disputar espaço com operadoras tradicionais como a Sky e a Net.

Os dados da Associação Brasileira de TV por Assinatura mostram que este mercado avançou 23% no Brasil no primeiro trimestre de 2010, comparado ao mesmo período do ano anterior. E ainda há bastante espaço para crescimento deste mercado: são cerca de 7,8 milhões de usuários, o equivalente a 15% das 52,6 milhões de casas que possuem televisor, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2008.

O mercado ainda é basicamente dominado pela Sky, com cerca de dois milhões de assinantes. Mas as novas operadoras já conquistam seu espaço: até o primeiro trimestre, a Oi TV havia conquistado 283 mil novos assinantes, enquanto a Via Embratel amealhou 444 mil clientes.

Na avaliação dos especialistas, este novo ciclo de expansão deverá acirrar a concorrência. “A gente espera uma maior democratização no acesso, à medida que há mais operadoras à disposição do consumidor. Além disso, as novas redes que estão sendo feitas para oferecer pacotes mais acessíveis ao usuário”, explica Eduardo Tude, presidente da Teleco, consultoria especializada no mercado de telecomunicações.

Fique atento

Cobrança - A cobrança deve vir detalhada para a exata compreensão do serviço prestado e do que é cobrado

Rescisão - Em caso de alteração unilateral do contrato, o assinante pode rescindi-lo sem que tenha que pagar a mais por isso

Retirada de canais - Caso haja retirada de canais antes previstos no contrato, deverá ser feita a substituição por outros similares

Atendimento - A prestadora deve disponibilizar atendimento pessoal diariamente das 9h às 21h, além do telefônico e por correio

Fidelização - O assinante pode contratar os serviços sem o compromisso de permanecer por um período mínimo como cliente