NOVA RÁDIO CLUBE SERRINHA 24 HORAS NO AR

RADIOS NET:MELHOR PLATAFORMA DE RÁDIOS

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.
DISSE JEOVÁ DEUS: "Meu espírito não terá tolerância com o homem indefinidamente, pois ele é apenas carne.Portanto, seus dias somarão 120 anos."Gênesis 6:1-22

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Saiba o que fazer em caso de queimaduras nas festas juninas


Por conta da Copa do Mundo e dos festejos juninos, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) está prevendo um aumento no número de ocorrências relacionadas a fogos neste ano.

Para minimizar os impactos dos acidentes, o cirurgião plástico Carlos Briglia, coordenador do Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Geral do Estado (HGE), orienta os leitores de A TARDE. Medidas simples evitam que a recuperação seja muito lenta, ou o trauma, profundo demais.

O maior número de casos atendidos no Hospital Geral do Estado (HGE), durante este período, é de queimaduras leves, que não precisam de internação, informa o médico. “Em um primeiro momento, o ideal é colocar água fria para aliviar o desconforto”, ensina o cirurgião.

Limpar o ferimento com água corrente e sabão é outra forma de cuidar e a melhor maneira de não infeccionar a queimadura, diz o médico. “A pessoa deve buscar atendimento médico de imediato, principalmente se for uma situação grave”, destaca o coordenador.

Mutilação - O que aumenta drasticamente, nesta época, é o número de pessoas mutiladas por conta dos fogos, informa o coordenador do centro de referência em queimaduras.

“Muitas pessoas chegam aqui, da capital e do interior, com perda de mão, dedos e até do braço por conta da pólvora das bombas, que cada vez estão mais potentes”, explica o cirurgião plástico.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), as cidades do interior lideram na lista de queimados, principalmente aqueles com maior gravidade e que ocasionam mutilação. A perigosa guerra de espadas de Cruz das Almas deixou, no ano passado, mais de 220 feridos.

No HGE, no mesmo período, apenas 51 atendimentos foram realizados em virtude de queimaduras relacionadas aos festejos juninos, sendo 35 decorrentes de explosão de bombas e 16 de outros tipos de acidente com fogos de artifício e fogueiras.

O perigo dos fogos e da automedicação

O que devo fazer em caso de acidentes com explosivos? Proteja a área queimada com um pano limpo. Caso haja mutilação ou trauma da mão ou dos dedos, eleve o braço do acidentado para diminuir a hemorragia.

E se eu me acidentar com um não-explosivo, como devo agir? Esfrie a área queimada com água gelada ou corrente. Lave com água e sabão para desinfeccionar a área atingida. Proteja a lesão com um pano limpo.

Posso recorrer a remédios caseiros? Não. É errado colocar, sobre a área queimada, alimentos como leite, manteiga, óleo de comida, ovo, pó de café, ou creme dental. Pomadas, apenas as prescritas pelo médico.

Para onde devo levar um acidentado? O Centro de Tratamento de Queimados é referência no Estado, com 42 leitos, equipe multidisciplinar e centro cirúrgico e UTI próprios. Há tratamento também no Hospital Sagrada Família, no bairro de Monte Serrat.

Serviço

Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Geral do Estado (HGE): Av. Vasco da Gama, s/n. Tel.: 3117-5999.