NOVA RÁDIO CLUBE SERRINHA 24 HORAS NO AR

RADIOS NET:MELHOR PLATAFORMA DE RÁDIOS

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.
DISSE JEOVÁ DEUS: "Meu espírito não terá tolerância com o homem indefinidamente, pois ele é apenas carne.Portanto, seus dias somarão 120 anos."Gênesis 6:1-22

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Baianos têm até 30 de junho para sacar abono do PIS/Pasep de 2008


Cerca de 28,1 mil baianos têm até o dia 30 de junho para sacar o abono do PIS/ Pasep referente ao ano-base 2008. O benefício de um salário mínimo a trabalhadores que receberam até dois salários mínimos em 2008, já foi entregue a 681,5 mil trabalhadores na Bahia, totalizando mais de R$ 347 milhões pagos no Estado. Quem não fizer a retirada do benefício até o final do mês perderá o direito ao saque, e o valor será devolvido ao Fundo de Assistência ao Trabalhador (FAT).

Os benefícios foram unificados pela Lei Complementar n° 26 de 1975. Eles são recolhidos para atender os programas de seguro desemprego e abono salarial, do FAT. Mas o pagamento ao trabalhador continua sendo feito de forma individual.

O técnico de fomento da gerência de serviços sociais da CEF, Tiago da Silva Reis, conta que 96,04% dos trabalhadores que têm direito ao benefício foram contemplados na Bahia. De acordo com ele, as próprias empresas têm auxiliado o governo na informação ao trabalhador. O empregador precisa enviar as informações à Rais (Relação Anual de Informações Sociais).

Segundo Tiago Reis, o trabalhador deve observar se já recebeu o abono salarial do ano-base 2008. Para se certificar, basta conferir os contracheques dos salários de julho, agosto ou setembro de 2009 ou, se for correntista da Caixa, os extratos bancários a partir de julho de 2009.

Outra possibilidade é o trabalhador já ter sacado seu abono salarial do PIS / Pasep, a partir de agosto de 2009. Reis explica que este abono é referente ao ano-base 2008 e que o de 2009 começa a ser pago em julho de 2010.

Como fazer

Onde sacar - O Pasep (servidores públicos) é restituído no Banco do Brasil. Já o PIS (iniciativa privada) é na Caixa Econômica Federal (máquinas de autoatendimento, casas lotéricas e correspondentes).

Quem tem direito - O trabalhador cadastrado no PIS/ Pasep até 2004, que trabalhou pelo menos 30 dias com carteira assinada em 2008 e recebeu até dois salários mínimos.

O que levar - Para sacar o PIS é preciso Cartão do Cidadão e senha. Quem não tem o cartão deve procurar uma agência da Caixa com identidade e comprovante de inscrição. O Pasep é resgatado com o documento de identidade e número de cadastro.

Serviço

Telefone para saber se tem direito ao saque do abono do PIS: 0800 726 01 01.