NOVA RÁDIO CLUBE SERRINHA 24 HORAS NO AR

RADIOS NET:MELHOR PLATAFORMA DE RÁDIOS

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.
DISSE JEOVÁ DEUS: "Eu sou Jeová.Eu costumava aparecer a Abraão, a Isaque e a Jacó como Deus Todo-Poderoso,mas com respeito ao meu nome, Jeová,não me dei a conhecer a eles".Êxodo 6:1-30

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Tsunami atinge Havaí mais de 15 horas após terremoto de 8,8 no Chile




Começou por volta das 12h de hoje, no Havaí (19h no horário de Brasília), a série de ondas gigantes decorrente do terremoto recorde de magnitude 8,8 que atingiu a costa do Chile 15 horas antes. Durante todo o dia, o governo do Haiti emitiu alertas e assegurou a retirada de pessoas da costa, portanto, a expectativa é que os danos sejam poucos e não haja vítimas. No Chile, o tremor deixou ao menos 147 mortos.



Em alerta divulgado mais cedo, a Noaa (Agência Nacional Atmosférica e Oceânica dos EUA) informou que um tsunami "é uma série de longas ondas" e que o estouro de uma onda pode levar de 5 minutos a 15 minutos e inundar grandes áreas costeiras. "A altura de um tsunami não pode ser prevista, e a primeira pode não ser a maior", informa a Noaa.

O geofísico Eric Geist, do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), disse em entrevista que tsunamis "se propagam na velocidade de um jato" e recomendou que as pessoas deixassem as áreas costeiras inclusive na Califórnia. O geofísico ressaltou que os tsunamis "continuam por muitas horas."

Por precaução a Marinha americana recolheu seis navios que estavam em Pearl Harbor. Os navios foram levados para uma base naval de San Diego.

Sirenes soaram durante todo o dia, no Havaí, enquanto os moradores eram orientados a recolher seus pertences e procurar refúgio em um local de relevo mais alto. Conforme as previsões, o tsunami chegaria às 11h05 (18h05 de Brasília) e teria cerca de 2,5 metros de altitude, na cidade de Hilo.

Os funcionários do Museu do Tsunami no Pacífico, em Hilo, falaram com a Folha Online por telefone por volta das 9h (15h de Brasília) e contaram que, àquela altura, tentavam recolher o que fosse possível, antes de escapar. Segundo o museu, o pior tsunami da história da região --que [matou 159 pessoas-- ocorreu em 1º de abril de 1946, cinco horas após um tremor de magnitude 7,8 nas ilhas Aleutian, no Alasca.

"Há muitas coisas em nosso favor, hoje em dia", afirmou Charles McCreery, diretor da Noaa, que emite alertas a quase todas as cidades do Pacífico. "Temos um tempo razoável à frente." Hoje, além de esvaziar a costa, as autoridades fecharam o aeroporto internacional de Hilo.