NOVA RÁDIO CLUBE SERRINHA 24 HORAS NO AR

RADIOS NET:MELHOR PLATAFORMA DE RÁDIOS

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.
DISSE JEOVÁ DEUS: "Meu espírito não terá tolerância com o homem indefinidamente, pois ele é apenas carne.Portanto, seus dias somarão 120 anos."Gênesis 6:1-22

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Prazo para pagar IPVA com desconto de 10% termina sexta-feira

Quem quiser aproveitar o desconto de 10% no Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) tem até sexta-feira para pagar a cota única do exercício corrente, cujo valor varia de acordo com a marca e o modelo do veículo. O pagamento pode ser feito em qualquer agência Bradesco, Banco Popular, Banco do Brasil e correspondentes bancários.

Vale salientar que alguns proprietários de automóveis contarão com um abatimento no tributo, cuja média está estimada entre 8% e 9% de redução em relação ao ano passado, segundo calcula a gerente de IPVA da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), Aline Lessa. Ela explica que a queda se deve a um reajuste na tabela dos preços de mercado dos veículos, que tiveram retração referente ao período entre o ano passado e o atual, depois de uma valorização entre 2008 e 2009.

A redução no imposto reflete o corte no IPI dos carros novos, medida adotada pelo governo para combater os efeitos da crise iniciada em setembro de 2008.

Vantagem - O consultor em finanças Weber Sogagnoli afirma que é vantajoso aproveitar o desconto de 10%. Mas chama atenção: “Se tem uma outra dívida, pague ela primeiro, qualquer que seja, e parcela o IPVA“. Ele esclarece que os juros do cartão de crédito variam de 7% a 12% ao mês, o que pode chegar a 125% e até 407%, ao ano. Por isso, a vantagem, nesses casos, é quitar o débito primeiro e deixar o imposto, que é mais barato, para depois.

Sogagnoli também explica que não é interessante deixar dinheiro rendendo na poupança para pagar o IPVA parcelado, uma vez que os valores no banco irão render entre 5% e 6% ao ano, índice bem menor do que os 10% oferecidos no desconto do imposto. “Nesse caso, é melhor tirar o dinheiro da poupança e antecipar o pagamento”.

Mas, para quem não puder quitar a taxa integral entre hoje e sexta-feira, há ainda outra chance. Até o dia do vencimento da primeira cota, o contribuinte paga com desconto de 5%. A data do vencimento varia de acordo com o número final da placa do veículo, sendo que a primeira cota para os finais de placa um será no dia 15 de março e de placa dois no dia 16.

É possível também parcelar o IPVA em três vezes, porém, aquele que perder o prazo da primeira cota, perde, igualmente, o direito ao parcelamento. As dívidas relativas à taxa de licenciamento e às multas de trânsito precisam ser quitadas até a data de vencimento da terceira parcela. Os débitos anteriores do imposto também podem ser divididos em três parcelas, juntamente com o IPVA 2009.

Segundo a gerente da Sefaz, a arrecadação total deste ano está estimada em cerca de R$ 480 milhões, o que representa uma redução de 5% em relação ao ano passado. Metade do imposto coletado vai para o Estado e a outra parte para o município onde o automóvel está registrado.