NOVA RÁDIO CLUBE SERRINHA 24 HORAS NO AR

RADIOS NET:MELHOR PLATAFORMA DE RÁDIOS

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.
DISSE JEOVÁ DEUS: "Meu espírito não terá tolerância com o homem indefinidamente, pois ele é apenas carne.Portanto, seus dias somarão 120 anos."Gênesis 6:1-22

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Drogas e estilo de vida ruim favorecem infarto precoce

Cardiologistas atribuem o aumento no número de jovens infartados, observado nos últimos anos, à má qualidade de vida nessa faixa etária, ao uso mais frequente de drogas, principalmente de cocaína, e à precisão do diagnóstico.

"A literatura já diz isso e observamos na prática. Está relacionado aos fatores de risco como um todo, que têm a ver com vida moderna, estresse, sedentarismo, obesidade, diabetes, tabagismo", afirma o cardiologista César Jardim, supervisor do Pronto-Socorro do HCor (Hospital do Coração).

"O abuso de drogas leva a maiores complicações cardíacas mais precocemente", completa o cardiologista Edson Stefanini, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). A cocaína favorece a formação de coágulos (que podem bloquear a passagem de sangue para o coração), leva à contração das artérias e acelera o processo de aterosclerose.

Geralmente o infarto em alguém com menos de 40 anos vem acompanhado de fatores de risco, dizem os especialistas. A atriz americana Brittany Murphy morreu no domingo de infarto fulminante aos 32 anos. De acordo com agências internacionais, a atriz era viciada em analgésicos. Suspeita-se que o uso abusivo de hidrocodona, um tipo de opioide, com paracetamol poderia ter causado a parada cardíaca.

Segundo o psiquiatra Marcelo Niel, pesquisador da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), a hidrocodona não é comercializada no Brasil, mas há outros opioides disponíveis no país, como a codeína, a dolantina e o cloridrato de tramadol, com efeitos semelhantes. "São drogas de uso controlado, mas podem ser encontradas no "mercado negro". Como têm efeito depressor do sistema nervoso, o uso abusivo pode levar a uma parada respiratória seguida por parada cardíaca. A pressão sanguínea cai, há redução no número de batimentos, não chega sangue o suficiente ao coração e ele para", diz.

O infarto ocorre quando há redução do fluxo sanguíneo nas coronárias (artérias que irrigam o coração) por causa de um bloqueio nesses vasos. Parte do músculo cardíaco pode sofrer necrose por falta de oxigênio.