NOVA RÁDIO CLUBE SERRINHA 24 HORAS NO AR

RADIOS NET:MELHOR PLATAFORMA DE RÁDIOS

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.
DISSE JEOVÁ DEUS: "Meu espírito não terá tolerância com o homem indefinidamente, pois ele é apenas carne.Portanto, seus dias somarão 120 anos."Gênesis 6:1-22

sábado, 9 de maio de 2009

BAIRROS DE SERRINHA GANHAM POSTOS DO PSF

Os bairros contemplados pelos serviços de saúde são: URBIS, Vila de Fátima, Abóbora, Rodagem e Santa.
O prefeito Osni Cardoso de Araújo e a Secretária de Saúde Ana Ofélia Nunes, inauguraram na tarde de sexta-feira (08), cinco postos de saúde da família nos bairros URBIS, Vila de Fátima, Abóbora, Rodagem e da Santa.
Eles percorreram em carreata todos os bairros, visitando as novas instalações, que foram reformadas e adequadas aos serviços de curativos, glicemia capilar, distribuição de medicamentos, teste do pezinho, vacinação, aferição de pressão, aplicações de injeção, retirada de pontos, nebulização, atendimento odontológico e médicos. Os novos Postos do PSF contam com sala para recepção, dois consultórios (médico e odontológico), dois banheiros (masculino e feminino), uma sala de curativo e uma cozinha.
Acompanhado pelos vereadores Fernando Sena Araújo (PP), Fernando Oliveira Araújo (PT) e João Pinheiro de Lima (PR), presidente da Câmara Municipal e membros da equipe, Cardoso lembrou que recebeu o governo com este serviço totalmente desestruturado e para colocar em funcionamento investiu 140 mil reais, além de contratar seis médicos, pois encontrou apenas cinco.
Na inauguração do PSF da Rodagem, por volta das 17h30m, o prefeito Osni Cardoso assistiu a apresentação de uma percussão infantil, formada por doze membros do projeto Afro - Jamaica, coordenado por Nilson Santos, conhecido por Jamaica da Rodagem, que agradeceu o empenho da atual administração em apoiar está experiência. “Osni foi o único prefeito que ajudou nosso projeto”, afirmou Nilson.
Depois de inaugurar todos os PSFs, o prefeito disse ter muito carinho pelos seus munícipes, de modo especial, aqueles que necessitam das ações do governo, os moradores dos bairros periféricos e da zona rural, “por isso investimos em postos melhores, mais amplos e mais modernos. Façam a comparação entre o posto anterior e o atual”.
Segundo Osni, a responsabilidade pelo acompanhamento das famílias coloca para as equipes de saúde da família a necessidade de ultrapassar os limites classicamente definidos para a atenção básica no Brasil, especialmente no contexto do SUS e, “aqui (em Serrinha), vamos priorizar este atendimento, a saúde”, afirmou.
Osni Cardoso disse está convencido que os trabalhos das equipes da Saúde da Família é a peça-chave para a busca permanente de comunicação e troca de experiências e conhecimentos entre os integrantes da equipe e desses com o saber popular do Agente Comunitário de Saúde.
As equipes são compostas, no mínimo, por um médico da família, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde. Quando ampliada, conta ainda com: um dentista, um auxiliar de consultório dentário e um técnico em higiene dental. “É assim que queremos fazer em Serrinha”, garantiu.
Lembrou dos PSF de Saco do Moura, três Estradas e Bela Vista. “Precisamos investir no interior, pois o município só progride quando o interior vai bem. Por isso vamos continuar realizando obras em comunidades como essas que são muito importantes para o desenvolvimento do município”, finalizou.
Para a Secretária de Saúde, Ana Ofélia, a saúde da família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. “Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada e atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde desta comunidade” disse.